O que é psicoterapia de casais?
É um tipo de tratamento psicológico especialmente voltado para o casal com o intuito de solucionar problemas de diálogo, de relacionamento sexual, de dependência afetiva, de crise financeira, enfim de toda a problemática psíquica que permeia a vida de um casal.
Psicoterapia de casais e Psicoterapia infantil:
Antes de entrar no tema específico que se refere à problemática vivida na relação afetiva do casal, é importante salientar um dado relevante, ou seja: Geralmente é através da psicoterapia infantil que o psicólogo pode efetivamente chegar a conclusão de que a causa do problema da criança está de fato no casal e não na criança.
Isso faz sentido porque a criança, na sua tenra idade não possui ainda a capacidade reflexiva de compreender os seus próprios comportamentos e a sua vulnerabilidade psíquica, faz dela uma espécie de para raios dentro da familia. Quando uma criança apresenta um problema, faz-se útil os pais perguntarem a si mesmos: Onde estamos errando? Esta pergunta é sempre pertinente e se respondida sem defesas, pode ajudar o casal a compreender melhor a sua própria relação.
Existem casos interessantes em que a criança é levada ao consultório psicológico por apresentar problemas de indisciplina na escola ou de qualquer outra natureza e uma vez que os seus problemas começam a ser solucionados, ocorre um fenômeno interessante: A família que até então vivia em harmonia, apesar dos problemas do filho, passa a expor sua crise que estava encoberta. O psicoterapeuta que até então estava envolvido com a problemática da criança é obrigado a mudar o foco e passar a atender o casal, que relutantemente é forçado a comparecer à psicoterapia e finalmente tomar consciência da verdadeira causa do problema.
Quando o casal deve procurar ajuda psicológica?
Esse é um problema porque muitos casais relutam em buscar ajuda, achando que essa medida não muda nada. Em geral insistem nas discussões dentro de casa, porém o diálogo que tentam empreender sem a ajuda de um mediador acaba por piorar o relacionamento. Quando buscam o psicólogo, geralmente a relação já se encontra bem abalada a tal ponto que o casal já está a beira da separação. O psicólogo de casais deve ser procurado bem antes que o advogado. Seria interessante que quando o casal percebe que os seus problemas estão ficando recorrentes, isto é, que estão repetindo o mesmo enredo, o casal busque ajuda preventiva.
Como funciona uma psicoterapia de casais?
Normalmente o psicólogo agenda uma entrevista com o casal e faz uma longa entrevista para colher todos os dados relativos aos problemas que envolvem a vida do casal. Em seguida, marca sessões individuais para levantar dados da vida pregressa de cada um dos membros. Uma vez que ele já tenha elaborado uma hipótese diagnóstica e já tenha um plano de psicoterapia, passa a trabalhar então com o casal utilizando técnicas de aconselhamento, administração de relatórios, inventários e outras técnicas de psicoterapia cognitiva a fim de atingir a meta pré estabelecida nas consultas iniciais.
Uma psicoterapia pode evitar uma separação?
A resposta é sim, embora o objetivo de uma psicoterapia não seja especificamente este. Até mesmo em casos que a separação já está decidida ou até em curso é importante procurar um terapeuta de casais a fim de se promover um diálogo sério a respeito de responsabilidades de cada um, de direitos e deveres, especialmente quando o casal tem filhos. A questão dos filhos é suma importância visto que em meio a crise que levou à separação e que provavelmente causou grandes danos na comunicação do casal, estes se envolvem num clima de ódio recíproco e usam as crianças como meio ataque e defesa, sem se preocupar com as consequências nocivas que isto pode causar aos filhos.
Por que os casais brigam tanto?
Todos nós temos um histórico de vida pessoal marcado por experiências vividas e aprendidas desde o útero materno. Essa carga de informações que recebemos constituem-se para nós uma base de relacionamento e a relação com alguém com quem temos que partilhar uma gama de experiências de toda a natureza, faz com que inconscientemente projetemos no outro aquilo que, na verdade está dentro de nós mesmos. No inicio de uma relação as projeções são positivas criando um ambiente fantasioso onde tudo fica lindo e maravilhoso até mesmo os defeitos de ambos não são percebidos. É a fase da paixão. Com o passar do tempo as projeções positivas acabam e aí começam os problemas de relacionamento.
O amor verdadeiro começa quando acabam as projeções
A projeção é na verdade a paixão com que começamos um relacionamento. Ela é útil porque torna possível o entendimento e a relativização das diferenças que podem ser muitas. Um casal pode ter diferença de idade, raça, de religião, de condição financeira, cultural etc. Mas a paixão faz com que todas essas diferenças não sejam sentidas. O problema é que elas não duram a vida toda. Quando elas acabam o casal entra em crise, pois, evidentemente, ninguém quer perder aquilo que já conquistou. Mas essa perda pode dar lugar a um entendimento verdadeiro onde o casal amadurece e passa a ver essas diferenças como positivas, pois é na diversidade que se constrói a riqueza. O casal pode viver então, uma nova fase onde o amor é o elo que faz a união e forma uma família equilibrada e feliz.