psicoterapia-em-criancas

O que é Psicoterapia Infantil?

É um processo de tratamento psicológico pelo qual passa uma criança, quando apresenta necessidade. O psicólogo procura criar um espaço diferenciado para que a criança não só expresse os conteúdos que a estão incomodando, como também para a elaboração dos mesmos.

O que é Ludoterapia?

O que é LudoterapiaLudoterapia é uma das técnicas mais utilizadas no trabalho com crianças. A criança evidentemente não é capaz de verbalizar sintomas, nem fazer uma reflexão crítica a respeito dos mesmos. Sendo assim o psicólogo utiliza de brinquedos que simbolizam o universo em que ela vive. O psicólogo deve ser um observador atento a todos os detalhes visto que enquanto brinca, a criança expressa seus sentimentos e emoções. Exemplo disso é quando escolhe dois bonecos (um homem e uma mulher) e simula uma luta entre ambos, ao mesmo tempo em que dá voz aos respectivos personagens. Nessa atitude lúdica a criança pode estar expressando a maneira como enxerga e sente o relacionamento pai e mãe.

Principais queixas apresentadas na psicoterapia infantil

Em geral, os problemas que mais trazem as crianças ao consultório são os problemas escolares, como dificuldades de aprendizagem e problemas de disciplina, mas há também outros problemas relacionados ao desenvolvimento psico físico como enurese noturna, gagueira, tiques nervosos além de dificuldades sociais, como timidez e agressividade. A maioria dessas queixas são apenas efeitos de outros problemas mais profundos como ansiedade e depressão infantil.

Principais queixas apresentadas na psicoterapia infantil

Principais causas dos problemas psicológicos na criança

As situações causais da problemática psicológica infantil estão diretamente ligadas à mudanças bruscas que ocorrem no interior da família como por exemplo o nascimento de um irmão, alterações de ordem econômica como desemprego, afastamento de um dos genitores por motivos diversos como separações ou motivo profissional, doença em um dos genitores, violência doméstica além de problemas na esfera sexual como molestação ou abuso.

Filhos de pais separados

Qual o papel dos pais no desenvolvimento psicológico infantil?

Qual o papel dos pais no desenvolvimento psicológico infantilA criança não possui um centro de segurança localizado em si mesma. O seu ponto de apoio e equilíbrio está localizado no ambiente em que vive, e mais especificamente nos pais. Como foi dito acima, os problemas que a criança apresenta muitas vezes são reflexos da situação em que vive. Sendo ela mais vulnerável e sensível, é nela que as crises familiares recai com mais frequência trazendo os desajustamentos psicológicos. Podemos dizer que muitas vezes é graças aos problemas que a levaram ao consultório psicológico que as reais causas podem, finalmente, serem abordadas e devidamente elaboradas contribuindo para o bem de toda a família principalmente da harmonia do casal.

Quando os pais devem buscar ajuda psicológica?

Muitos pais relutam em buscar ajuda, porque na verdade temem serem avaliados. Essa relutância funciona como auto proteção e defesa. Jargões do tipo: “meu filho é normal”, “isto é apenas uma fase”, e “ele é apenas uma criança”, servem de desculpas para retardar o início de uma consulta. O ideal seria que, tão logo o problema fosse evidenciado, os pais buscassem aconselhamento psicológico para que fosse avaliada a possibilidade de fazer ou não um acompanhamento psicológico.

O papel dos educadores na descoberta de problemas psicológicos

psicoterapia-em-criancasA escola desempenha um papel muito importante no desenvolvimento psicológico da criança especialmente na descoberta de problemas. Em geral a professora observa a criança em um ambiente diverso do ambiente de casa. É na escola que se estabelece as primeiras relações sociais. Nas famílias onde normalmente, predomina um contexto adulto, a criança reina absoluta e não tem a oportunidade de interagir socialmente senão com os pais e parentes que assumem uma postura de submissão. Tal fato não acontece no ambiente escolar onde a criança tem que disputar a atenção da professora com outras crianças. Nesse contexto os problemas ficam mais evidenciados o que permite a identificação rápida facilitando o tratamento. As reuniões entre pais e professores são portanto, um importante canal de comunicação e uma fonte precisa para ampliar o conhecimento sobre os filhos.

Entre em contato!