psicanalise

O que é Psicanálise e como surgiu?

Sigmund FreudTodos já devem ter ouvido falar em Psicanálise, mas poucos sabem efetivamente do que se trata. Psicanálise é um método de investigação do inconsciente, ou seja, uma forma de tratamento, descoberto e proposto por Sigmund Freud em 1890.

Antes de Freud, não havia espaço para a compreensão das doenças que não tinham um fator causal localizado no organismo. A medicina era puramente mecanicista e entendia o ser humano e a sua saúde dentro de um princípio lógico de causa e efeito.

Por outro lado, quando se deparava com doenças que não tinham uma causa orgânica, ou que não respondiam aos métodos de tratamento conhecidos na época, simplesmente abandonavam o caso que era logo objeto de interesse das religiões.

Os curandeiros com os seus métodos de cura baseados na invocação de espíritos e administração de poções de efeitos mágicos, eram os “psicólogos” e “psiquiatras” daquela época e pensando bem, até hoje ainda fazem sucesso porque muitos não conhecem o poder do inconsciente e a sua capacidade de criar fenômenos. Freud, por sua vez, decidiu estudar esses casos de doenças funcionais, ou seja, aquelas doenças que apresentavam todos os sintomas de uma doença normal, mas não tinham causa específica.

Entendendo melhor o inconsciente

Ele descobriu que muitos desses pacientes sofreram repressões na infância e quando pedia que eles falassem livremente do seu passado, num determinado momento da conversa eles ficavam bloqueados e apresentavam um comportamento emocionalmente alterado. Foi assim que ele descobriu os recalques que são conteúdos reprimidos no inconsciente.

Freud percebeu também que o paciente melhorava consideravelmente depois que expressava as suas emoções e entendia o seu funcionamento. Essa descoberta foi um grande passo, uma verdadeira revolução no tratamento clínico, pois descobriram aquilo que sabemos hoje ou seja, que nem toda doença vem do corpo.

Como é feita a Psicanálise

Freud elaborou então um tratamento que consistia em deixar o paciente deitado bem a vontade, enquanto lhe era solicitado que falasse livremente de tudo aquilo que lhe vinha em mente, isto é: sonhos, esperanças, desejos, fantasias, além de experiências vividas nos primeiros anos de vida em família. Assim era a Psicanálise, uma abordagem que explorava o inconsciente através das palavras e das emoções.

Os tratamentos baseados nessa abordagem são bem sucedidos quando a pessoa tem um interesse particular não só em resolver um problema específico, mas também quando quer se conhecer melhor e descobrir as causas de suas ações e sentimentos.

Psicanálise

Todos, sem exceção, temos dentro de nós conteúdos represados desde a nossa infância. Muitos desses conteúdos vêm à tona quando menos percebemos e desejamos, e às vezes criam problemas nas nossas relações interferindo negativamente nos nossos objetivos.

Se pudéssemos em algum momento da nossa vida parar e refletir, e com a ajuda de um psicólogo analista tomar posse das nossas ações, certamente teríamos mais saúde e viveríamos melhor com nós mesmos e com os outros.

Entre em contato!