O Psicólogo na empresa
Uma empresa, seja ela uma indústria, uma escola, um clube, uma igreja ou até uma família é constituída de pessoas e como tal possui um corpo dinâmico dotado de energia, podendo-se dizer que o seu funcionamento obedece, mais ou menos, os mesmos padrões de funcionamento do nosso corpo. Ela é um complexo que transforma matérias, produz, elimina resíduo, sofre mudanças, cresce, adoece e também morre.
Análise diagnóstica
O psicólogo, quando chamado a intervir, oferece os seus conhecimentos para analisar e compreender os fatores que interferem no funcionamento da empresa, sobretudo, a relação entre as pessoas que compõe cada setor. Comparado ao funcionamento do nosso organismo, uma empresa tem um cérebro pensante que planeja e administra os objetivos da mesma, gerenciando informações, captando recursos, estabelecendo metas, etc.
Nesse processo a empresa se educa e ao mesmo tempo em que é modificada pelas pessoas, também modifica e interfere na vida de cada uma delas. O psicólogo atento faz um levantamento de dados através de entrevistas, dinâmicas de grupo e outras técnicas e constrói uma hipótese diagnóstica para as queixas apresentadas por aqueles que contrataram o serviço.
Trabalhando os dados
Tal como no trabalho psicológico com uma criança, o profissional faz uma entrevista devolutiva apresentando aos pais-diretores, a sua hipótese diagnóstica e também um plano de ação a fim de que as mudanças possam ser promovidas.
É importante observar que assim como o psicólogo não pode receitar remédios para uma pessoa que sofre de algum problema orgânico, pois se o fizesse, estaria praticando medicina ilegal, também numa empresa, o psicólogo não pode interferir em questões técnicas já que esta área pertence aos economistas e auditores.
O psicólogo age, no entanto, nas relações entre pessoas, pois estas são as células que compõe esse imenso e complexo organismo que formam a empresa.
Reeducando as pessoas através do coaching
As intervenções psicológicas na empresa podem ser in locum, isto é no próprio local ou fora dela através de cursos e workshops, num trabalho dinâmico com o uso de técnicas apropriadas realizando assim o que se chama hoje de coaching que nada mais é que um processo de aprendizagem envolvendo troca de experiência, conhecimento, autoconhecimento para promover a melhora de resultados em nível pessoal e coletivo.
Métodos e técnicas
O ser humano é um ser criativo e educativo por excelência, e desde a sua mais tenra infância está sempre aprendendo e absorvendo novos conhecimentos. Tudo pode servir de base de aprendizado, pois a nossa mente possui um especial talento inconsciente para absorver e colocar em prática, novas aquisições num processo de educação constante.
De posse disso, o profissional utiliza situações simples como dar uma tarefa qualquer que exija um plano de ação e uma organização para chegar a um objetivo pré-estabelecido. Geralmente essas tarefas são carregadas de exigências que envolvam relacionamento interpessoal, sobretudo da capacidade emocional em lidar com pessoas que pensam diversamente, testando assim o limite de nossas habilidades emocionais.
Esses jogos trazem melhores resultados quando feitos em locais inusitados como numa fazenda, num campo, numa ilha ou em plena floresta. Quanto mais extraordinário for o local, mais interessante será o trabalho, visto que o inconsciente reage melhor quando o estímulo não é habitual. A partir desses jogos pode-se dar e obter feedback recíproco e ter um conhecimento não só de nossos defeitos, mas também de nossas capacidades, contribuindo assim para que a empresa aproveite melhor o talento que cada um dispõe.
Palestra de motivação
A maneira mais simples de começar um trabalho desse nível é promover uma palestra de motivação. Nessa palestra o profissional irá expor a complexidade que envolve as relações entre seres humanos distintos, cada um com a sua própria história.
Essa diversidade, ao invés de se constituir em prejuízo, pode e deve ser transformada em riqueza para a instituição e para os membros que a compõem, e para isso tem que ser amplamente conhecida e decifrada. Ampliando o conhecimento de si mesmo, o indivíduo pode se tornar um ser melhor da mesma forma que ampliando o conhecimento sobre a empresa, podemos torna-la uma instituição mais equilibrada e eficaz no cumprimento de suas metas e na busca pelos seus ideais.