Psicoterapia em Adolescentes

“É comum encontrar mães com sentimentos depressivos reclamando que o filho que era tão carinhoso outrora, agora reluta em dar um simples abraço.”

A fase da Adolescência

A adolescência é um período que marca a transição entre a infância e a fase adulta. É uma fase caracterizada por várias mudanças no âmbito físico e emocional. Essa passagem acarreta, muitas vezes, problemas que podem se agravar no decorrer do desenvolvimento.

As mudanças físicas que se verificam nesta fase nem sempre são bem assimiladas. A rapidez em que tudo ocorre é espantosa e de uma hora para outra o jovem tem que lidar não só com as exigências no que diz respeito às transformações com o corpo mas também em relação aos novos desafios na esfera social e afetiva.

Father and son shouting

A crise X Os pais

Os pais, muitas vezes, não conseguem entender a alteração repentina de comportamento e relutam em aceitar a perda de parte do afeto que agora é dividido com as pessoas de fora. É importante saber que a transformação daquela criança carinhosa e meiga em um adolescente carrancudo e mau humorado faz parte do processo de desenvolvimento e, portanto, não deve ser objeto de julgamento moral.

As dificuldades que são normais nessa fase, podem ser agravadas se os pais não estiverem preparados para vivenciar a perda de afeto. É comum encontrar mães com sentimentos depressivos reclamando que o filho que era tão carinhoso outrora, agora reluta em dar um simples abraço.

Porque os jovens se tornam rebeldes?

O jovem, por sua vez, se sente culpado. Ele, na verdade, compreende que a relação não é mais a mesma, mas não entende o que está acontecendo e fica com um misto de culpa e raiva. Culpa por, de fato, não sentir a mesma vontade de se aproximar dos pais e raiva pela insistência deles em querer reparar o vínculo.

A natureza que é sábia, age causando a mudança de foco de busca do adolescente que nesta nova fase precisa aprender a se inserir num grupo, interagir com o sexo oposto além de ter que atrair e ser atraído sexualmente. Essas novas demandas faz com que o adolescente passe naturalmente a se desinteressar pelas relações familiares e passe a demonstrar um apreço maior por tudo o que é de fora, originando dessa forma as primeiras crises da adolescência que se manifestam nas relações com os pais.

Outra característica comum desta fase é a extrema sugestionabilidade psíquica pela qual o adolescente se encontra. A necessidade de integrar-se num grupo e ser aceito socialmente, faz com que ele atenda as sugestões dos outros com grande facilidade sem considerar muito os riscos e sem efetuar uma análise crítica.

amigos

É devido a essa característica que muitos adquirem vícios, se inserindo precocemente no consumo de drogas. Aliada à necessidade de de obter novas experiências, sua capacidade de dizer “não” decai consideravelmente.

Muitas vezes o contexto familiar em que tudo isso ocorre, não é dos melhores exigindo assim a busca por aconselhamento psicológico. Vários problemas psicológicos que se se manifestam na fase adulta poderiam ser evitados com um simples trabalho de orientação para pais e filhos. Não esqueçam: prevenir é melhor do que remediar.

blog-icon

Veja a categoria de Crises de Adolescência no nosso blog e leia mais artigos relacionados ao assunto!

Entre em contato!