Ciberdependência
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
2 Comentários

O uso excessivo da internet pode causar dependência

Se você é um daqueles que passam mais de duas horas por dia plugado no computador, seja atualizando páginas das redes sociais, postando fotos e mensagens ou jogando e nem se dá conta do tempo decorrido, é bom começar a se preocupar. Você pode estar sofrendo de um tipo de dependência muito comum nos tempos atuais, a Ciberdependência.

Ciberdependência é o termo usado para caracterizar o uso compulsivo da internet. A pessoa que usa a internet por mais de duas horas por dia com a finalidade de buscar distração é considerada um ciberdependente.

Segundo a Internet Word Stats, organização que monitora a estatística da rede, no mundo todo existe mais de 1,7 bilhão de pessoas conectadas à internet e o Brasil é o campeão de conectados com mais de 45 milhões. Calcula-se que dez por cento das pessoas que navegam na internet são usuários compulsivos e seguindo esses cálculos o Brasil teria então 4,5 milhões de ciberdependentes.

Existem pessoas que passam o dia inteiro plugados na internet, mas por uma questão de trabalho e outros que entram com uma finalidade específica que uma vez cumprida, saem. O compulsivo, ao contrário, não tem uma necessidade específica. Entra na internet em busca de compensação inconsciente de uma necessidade interior que talvez não pode ser satisfeita de maneira original. O prazer momentâneo experimentado através dessa atividade repetida por várias vezes cria a dependência.

Os jovens especialmente os adolescentes, são os que estão mais vulneráveis a esse vício. A adolescência caracterizada por uma fase da vida em que o indivíduo necessita de poder e autoafirmação, tem na internet um importante aliado especialmente nos jogos online.

Existem milhares de pessoas em sua maioria adolescentes que passam horas e horas na frente do computador numa empreitada que simboliza uma guerra onde personagens representados por monstros e heróis duelam num combate mortal onde o objetivo é prender a atenção do jogador que vai ganhando “poderes” e desenvolvendo o seu personagem.

Esses jogos são projetados com um sistema de recompensa dada aos poucos que visa manter o jogador cada vez mais interessado e viciado no objetivo que jamais será alcançado, pois o jogo nunca terá fim.

A situação problema decorrente desse vício é a alienação social, isolamento da família, baixo desempenho escolar, desinteresse pela vida, depressão etc. O principal indicativo dessa dependência é quando a pessoa não consegue ficar bem, por muito tempo em lugares que não possui acesso à internet.

Como qualquer transtorno de dependência, o ciberdependente necessita de ajuda médica e psicológica. A simples repressão do comportamento não é eficaz na busca da cura.

Precisamos oferecer ao jovem a oportunidade de transformar essa imensa energia, em algo produtivo e positivo, pois talvez essa sua busca pelo virtual seja um grito de socorro e a única forma que ele encontrou para existir num mundo vazio e carente de sentido. O desafio é de todos.

Entre em contato!


2 respostas para “Ciberdependência”

  1. Romilda disse:

    Adorei o artigo na Revista cidade nova, estamos estudando o tema na escola que eu trabalho.

  2. Kleber disse:

    Ola achei muito bom o conteúdo estou num projeto de iniciação científica sobre o assunto ciberdependência mas para que assim coloque algo preciso de fontes seria possível me passar algumas ou até mesmo se tiver algum livro seu que fale sobre o assusto.
    Att Kleber

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.