Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

A novela Páginas da vida da Rede Globo traz o tema da comunicação com os mortos e a paranormalidade nas constantes cenas em que uma menininha se comunica com uma pessoa invisível, indicando ser a mãe já falecida da criança. Em outras cenas, acontecem fenômenos estranhos como o fogo que se acende sozinho.

Essas cenas, apesar de serem fictícias, induzem o telespectador a acreditar na possibilidade de comunicação com os espíritos dos mortos. Muitos pais ficam surpresos quando as crianças apresentam comportamento nada comum, como falarem sozinhas e interagirem como se estivessem comunicando com alguém invisível.

Alguns encaram esse comportamento como mera fantasia dos pequenos enquanto que outros seguem a orientação dos espíritas que acreditam tratar-se de mediunidade infantil. Filmes como o Sexto sentido, colaboram para alimentar mais ainda essa crença.

Segundo a doutrina espírita, mediunidade é a capacidade de ver e ouvir espíritos ou realizar fenômenos paranormais. De acordo com essa crença, isso acontece quando os espíritos desencarnados não conseguem se desprender do plano físico, seja por não terem se dado conta da morte, seja por não a aceitarem. Dizem, também que é possível que um espírito persiga uma criança por ter sido ligado a ela em uma vida passada.

Analisando o fenômeno do ponto de vista da Psicologia, vemos que as crianças, ao contrário dos adultos, têm uma facilidade maior para manifestar comportamentos desse tipo por serem mais suscetíveis às fantasias. A criança não racionaliza o material que vem do inconsciente. Há momentos em que a ilusão predomina e ela transforma em real o que é apenas o seu desejo inconsciente.

Por outro lado, os fenômenos físicos que acontecem na casa não seriam causados por espíritos e sim devido a uma força chamada de Telergia que ocorre quando uma pessoa está perturbada emocionalmente, e isto não passaria de um fenômeno parapsicológico.

De qualquer forma, é sempre útil aproveitar os assuntos das novelas para refletir, discutir e aprender um pouco mais sobre a vida. Quando isso acontece, todos tendem a ganhar.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.