Procura-se uma crianca
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Porque as crianças estão amadurecendo tão cedo?

Estudos recentes feitos por pesquisadores europeus confirmam aquilo já sabíamos, ou seja, que cada vez mais cedo as meninas estão se tornando mulheres. A média de idade atual, em que ocorre a primeira menstruação, caiu para os dez anos e três meses. Há algumas décadas a puberdade só ocorria depois dos doze anos.

Porque isso está acontecendo? Esse fenômeno acontece em conseqüência de diversos fatores como mudança nos hábitos de alimentação. Talvez muitos não saibam que a obesidade é uma das vilãs, pois o tecido gorduroso produz hormônios que induzem a puberdade.

Todavia, outro fator que explica esse fenômeno é de ordem social. A sociedade mudou muito nas últimas décadas e a informação que antes vinha através de livros, revistas e da professora da escola, agora vem via internet.

Os pais, nem sempre estão por perto para controlar e orientar os filhos a respeito do que se pode ou não, ver. O adolescente se torna o seu próprio juiz e dessa forma acaba tendo acesso a conteúdos eróticos que estimulam a sexualidade.

Outro fator que contribui é a mudança do papel dos pais na educação dos filhos. Hoje em dia os pais se obrigam a serem liberais e permissivos, pois essa postura está identificada como ser moderno enquanto que proibir, censurar, indica uma posição retrógrada relacionada com ser conservador ou antiquado.

Por trás de tudo isso, existe também interesses financeiros. Há uma indústria que ganha rios de dinheiro, afinal quanto mais cedo a menina se tornar mulher, mais cedo participará desse lucrativo mercado.

A gravidez na adolescência é uma das conseqüências da precocidade sexual. No Brasil 20% dos nascimentos, tem como mães, meninas que ainda não passaram dos quinze anos de idade.

Todos, devemos parar um pouco para refletir e repensar o modelo de educação e de família que participamos. Quais são os nossos valores? O que estamos fazendo para mudar isso?

Enquanto corremos atrás do dinheiro, “compramos” felicidade, buscamos o progresso e desfrutamos das conquistas que a ciência nos proporciona, as crianças estão perdidas. Elas só querem brinquedos e nós o que vamos dar?

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.