Você é aquilo que pensa. Esta frase pronunciada pelo filósofo Émile Coué, dá nome ao famoso livro do Pe. José Sometti. O que significa isso? Significa que paralela à nossa existência biológica existe também a dimensão psíquica. Assim como nosso corpo adoece, temos fome, sede e precisamos satisfazer as necessidades do organismo, nossa mente também precisa alimentar-se de bons pensamentos, boas ideias e boas experiências, do contrário podemos ficar desmotivados, nossa auto-estima cai, o sistema imunológico perde força e o resultado é a doença.
Já se sabe hoje que a maior parte das doenças, para não dizer todas, começa no psiquismo. O pensamento está para o psiquismo, assim como a comida está para o organismo. Numa versão biológica, a frase de Émile Coué, ficaria: “Você é aquilo que come”.
Nos últimos tempos, apesar de todas as conquistas tecnológicas que conseguimos o homem em geral, parece que não é feliz. Perdeu a capacidade de se alegrar com as coisas simples. Basta observarmos as crianças. Para uma criança ficar satisfeita hoje, é preciso dar a ela tantas coisas como notebook, roupas de grifes, brinquedos cada vez mais sofisticados, video games e ainda levar no Mc Donalds e no play Center de vez em quando.
Não sou do tipo saudosista que acredita que no passado tudo era melhor, mas a verdade é que antigamente não precisava nada disso. As crianças se encantavam com jogos de pedrinhas, brincavam com sucatas e um simples pirulito fazia a festa.
O resultado é que hoje está cada vez mais difícil de ser feliz e cada vez mais fácil transformar a vida num tédio. As crianças estão se tornando adultas muito cedo e muitos adultos se tornando crianças no comportamento. Algo está errado.
Neste início de ano, gostaria de deixar a todos uma palavra de otimismo. Um alerta: Precisamos reconquistar a felicidade nas pequenas coisas do contrário perderemos o encanto pela vida e nos tornaremos cada vez mais exigentes e mais infelizes.
Temos a tendência de buscar a solução fora e desprezar os recursos que temos dentro.
gostei do texto! Muito bom.
eu gostei! Muito bom!