Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Como transformar o sofrimento em mudança?

Enquanto você lê esse artigo saiba que alguém que lhe é próximo está sofrendo de um mal invisível, considerado por muitos como frescura, mas que na verdade mata. Talvez nem ele saiba disso, porque a maioria das pessoas o classifica como um preguiçoso, desleixado, rabugento, fraco, acomodado, chato etc. Estamos falando da depressão.

De acordo com a (OMS) Organização Mundial de Saúde, a depressão já atinge mais de quatrocentos milhões de pessoas em todo mundo. Um outro dado alarmante é que aproximadamente 15% das pessoas que sofrem de depressão cometem suicídio. Grande parte das doenças físicas, também são causadas por ela.

Como todas as doenças que atingem o ser humano, a depressão é um aviso de que algo não está bem e esse algo, pode estar não no organismo, mas sim no psiquismo. Uma decisão errada na vida, seja ela qual for, uma mudança radical, uma perda, o término de um relacionamento, uma dificuldade financeira, etc. podem causar frustração e essa frustração, se não for discutida e elaborada pode virar depressão. O ciclo trágico se fecha quando essa depressão de origem psicológica causa doenças que atingem o organismo.

É claro que quem sofre de depressão grave tem que procurar ajuda clínica e até tomar remédio, mas na maioria dos casos uma simples conscientização do problema através de uma psicoterapia pode ajudar o depressivo a mudar de atitude e transformar o que seria uma doença, em oportunidade para o crescimento.

Mas quando se fala em psicoterapia, a maioria das pessoas torce o nariz dizendo que isso é coisa para madames, para pessoas fracas, para loucos, etc. e assim perdem a chance de transformar esse sofrimento em realização.

A psicoterapia começa quando o indivíduo assume uma posição ativa frente ao problema, deixando de ser uma vítima indefesa, para ser um responsável pela sua transformação. Procure um amigo ou um sacerdote para conversar abertamente dos seus problemas, sem medo e saiba: Isto já é uma mudança; é o início de uma de psicoterapia informal.

Portanto, não se feche. Saia de si mesmo e busque a sua cura. Você pode.

Romildo R. Almeida
Psicólogo espec. em hipnoterapia
Fone 015-32333422

Email: clinicappar@terra.com.br

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.