Que profissao escolher
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Fazer o que gosta ou tentar gostar do que faz?

Vai chegando o final de ano e os jovens que prestarão vestibular para ingressar na faculdade se desesperam numa dúvida cruel: Que profissão escolher entre tantas possibilidades?

O conselho óbvio dado por educadores geralmente é: Procure fazer aquilo que gosta, pois fazendo o que gosta você terá mais chances de se dar bem.

O conselho parece ser bom, mas analisando mais profundamente, vemos que é utópico. Por trás de tudo, existe um mercado e esse mercado não paga para desfrutarmos do ócio e do prazer e sim para fazer o que necessita ser feito, quer gostemos ou não.

A Psicanálise de Freud ensina que existem dois princípios que regulam a nossa relação com o mundo exterior: De um lado o princípio do prazer e do outro, o princípio da realidade. Fazer o que gosta parece estar ligado ao princípio do prazer que visa sempre buscar a satisfação do nosso ego.

Esse conselho vai de encontro ao momento histórico atual que estamos vivendo, isto é a satisfação do eu acima de qualquer coisa. Nesse princípio, ninguém se preocupa com o outro.

Vivemos numa sociedade egoísta onde tudo parece ser regulado pelo prazer. Relacionamentos conjugais, comerciais e pessoais começam e terminam baseados, sobretudo no princípio do prazer.

Em oposição a esse princípio existe o princípio da realidade que nos recoloca na direção do nosso destino, da nossa vocação. Será que não podemos gostar de algo que precisa ser feito? Que a sociedade precisa? Que seja bom para todos?

Não acho que estou sonhando quando creio que seja possível, ser feliz através da excelência e alcançar o prazer fazendo algo bem feito num exercício de amor, independentemente se gostamos ou não porque amor não é prazer e sim decisão.

Essa diretiva é mais do que um conselho para os jovens em busca de uma profissão, é um conselho de vida para todas as pessoas.

Eu conheço pessoas que já estão na terceira faculdade, no quinto casamento, no décimo emprego e ainda não se encontraram. Por trás da frustração dessas pessoas, está a fantasia de que existe lá fora um grande tesouro a ser encontrado e desenterrado.

Tudo ficaria mais simples e descomplicado se as pessoas descobrissem que o grande tesouro está dentro delas mesmas e não fora.

De posse desse tesouro, você pode ser feliz e relaxar. Afinal, mais importante do que o que você faz, é como você faz. Não escolha um curso para ganhar dinheiro ou para ter prazer. Faça tudo com amor, visando não só a própria satisfação, mas também a do próximo. Esta é a decisão correta, eu garanto.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.