Andar sobre Brasas na Noite de Sao Joao
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Realidades e Mitos

Este artigo sai um pouco atrasado já que as festas juninas e julinas se encerraram. Mas é sempre útil estudar e entender um pouco dos fenômenos que envolvem a fé.

Quem nunca ouviu falar do tapete de brasas da noite de São João? É muito comum principalmente no interior. O tapete começa a ser feito depois que a fogueira consumiu a lenha ficando só o braseiro ardente. As pessoas espalham bem as brasas formando um tapete de dois ou três metros de comprimento.

O povo alardeado e estupefato observa o que vai acontecer quando um grupo de pessoas corajosas tira os sapatos e começa a passar sobre as brasas com os pés descalços e pasmem, sem se queimar.

Para muitos, isso é um fenômeno extraordinário e as pessoas não se queimam porque têm fé. Só que esse fenômeno também é muito utilizado atualmente, por profissionais que trabalham com motivação.

Eu já tomei conhecimento de seminários motivacionais em que o tapete de brasas é proposto como um desafio a ser ultrapassado, como metáfora dos medos e obstáculos a serem vencidos na vida.

Mas acreditem, por mais incrível que possa parecer qualquer um de nós pode caminhar sobre as brasas sem se queimar. Não precisa ter fé nem acreditar em poderes mentais. Basta caminhar a passos rápidos, porém sem correr, deixando cada pé em contato com as brasas o menor tempo possível.

O fenômeno é explicado pela combinação dos seguintes fatores: baixa condução, isolamento térmico e um curto intervalo de atrito entre o pé e a superfície do braseiro.

            Se o fenômeno fosse atribuído ao poder da mente ou a fé, poderíamos trocar as brasas por uma chapa de metal quente na mesma temperatura que as brasas. Mas se fizéssemos isso as pessoas queimariam os pés porque, ao contrário das brasas, a chapa metálica tem alta condutividade.

Outro detalhe: as brasas quando queimam, liberam uma fina camada de cinzas que funcionam como isolante térmico. Por essa razão a experiência é realizada a noite, pois durante o dia daria facilmente para ver as cinzas. Veja a foto e compare a diferença visual entre a experiência feita durante o dia e a noite:

Como psicólogo acho válido confiar no poder da mente e como cristão católico, acho muito importante ter fé em Deus e devoção aos Santos, mas a nossa fé não pode ser sustentada em exemplos tão frágeis e enganosos como esse. Não precisamos disso.

A nossa fé tem que ser sustentada no exemplo de amor de Cristo Jesus que sofreu e morreu na cruz por nós e nós devemos imitá-lo amando-nos uns aos outros.

Só assim, veremos a graça de Deus se espalhar pela terra e o nosso coração se arderá de amor numa brasa que não se apagará nunca.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.