Cuidado com as redes sociais
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Até que ponto devemos nos expor na internet?

As redes sociais como Facebook, Orkut, Twitter entre outras são recursos da internet criados com o objetivo de facilitar a comunicação entre as pessoas. Que maravilha poder se comunicar em tempo real com um amigo ou parente distante que não vemos há tempos.

A princípio, parece não haver nada de perigoso em participar de uma rede e compartilhar informações pessoais com amigos. Mas é justamente aí que está o perigo. Na inocência de quem entra numa comunidade virtual como o Facebook ou Orkut, apenas os amigos deveriam ver os seus dados e saber da sua vida. Mas será que são somente os amigos que vêem?

O povo latino americano em geral e o brasileiro, especificamente, dá pouca importância à questão da privacidade. Diferente dos europeus que valorizam muito esse item. As redes sociais só poderiam fazer o sucesso que estão fazendo, por aqui.

Há quem diga, por exemplo, que o Orkut é um pretexto engenhoso da Google, para criar uma base de dados mundial sobre o perfil das pessoas com o intuito posterior de vendê-los à empresas interessadas em lançar produtos no mercado.

Verdade ou não, uma coisa é certa: Num país com os níveis de violência como o Brasil, deveríamos nos preocupar um pouco mais com nossas informações. É comum ouvir pessoas relatando que receberam ameaças de seqüestro por telefone. Os criminosos relatam conhecer o perfil de suas vítimas, dando características pessoais e hábitos de comportamento que poucos deveriam saber. Onde descobriram?

Esses dados podem ser capturados facilmente nas redes sociais. Com cinco minutos de navegação pode-se saber que você tem dois filhos, tem um namorado, estuda no colégio tal, freqüenta tais cinemas. E o melhor de tudo, com uma foto na mão, pode-se identificar seu rosto em meio a multidões, na porta do seu trabalho, no meio da rua e saber, inclusive onde você vai passar o final de semana. É só ler os seus recadinhos. Fácil, não?

Fica aqui o alerta. Quando lançamos nossos dados na rede, temos que ter em mente que ele poderá estar sendo compartilhado pelos nossos amigos e também pelos amigos do alheio.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.