Saude Financeira - Por que os jovens gastam tanto dinheiro
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Pesquisas mostram que o índice de inadimplência entre os jovens é altíssimo. Segundo a Associação comercial de São Paulo 67% dos devedores têm menos de 35 anos. Afinal, o que leva o jovem a se endividar?

A Psicologia tem a resposta. Se há uma idade em que o indivíduo está mais vulnerável às propagandas, essa idade está concentrada no período dos 16 aos 24 anos.

Isso porque os jovens passam grande parte da vida absorvendo valores materiais. As propagandas mostram um modelo de felicidade relacionado com a beleza e o consumo. Já repararam que quase todos os comerciais são estrelados por jovens?

O jogador de futebol Neymar é um verdadeiro achado para a indústria publicitária. Sua imagem de jovem irreverente que faz sucesso é usada para vender de talco para os pés até automóvel. A mensagem que está por trás da propaganda é: Se você quer ser um jovem feliz e ter sucesso na vida, então deve comprar isto.

A nossa mente trabalha em dois níveis, consciente e inconsciente. Essas duas estruturas se complementam e se ajudam mutuamente, mas há um detalhe: Uma anula a função da outra, ou seja, quando uma está no comando, a outra fica enfraquecida.

A função inconsciente é instintiva isto é, não pensa e nem se preocupa com futuro. Para o nosso instinto o que importa é o agora; é como se o momento seguinte não existisse.

Tomar decisão seja lá qual for usando o inconsciente é decidir as   coisas numa fração de segundos sem pensar em nenhuma consequência. Dessa forma a possibilidade de êxito, depende de pura sorte.

Voltando ao caso dos jovens, a condição em que eles se encontram nessa fase do desenvolvimento, faz com que se tornem presas fáceis desse sistema que visa o lucro através do consumo. As facilidades oferecidas pelos bancos e financiadoras para a obtenção de crédito, explicam o resto.

Infelizmente o brasileiro não foi educado financeiramente.  Em geral, os conselhos que recebe estão ligados à repressão dos prazeres isto é evitar gastos e guardar dinheiro.

Convencer um jovem que acabou de entrar no mercado de trabalho e está sedento para adquirir os seus primeiros bens, a economizar e cortar gastos, é um tanto desmotivador para quem está na fase do quanto prazer, melhor.

O que o jovem deve aprender a fazer é planejar, ou seja, direcionar a mente consciente para os seus objetivos e estabelecer prazos. A partir daí montar uma estratégia envolvendo corte de gastos e investimento em poupança, etc. O que seria então, algo chato e desestimulante, passa a valer a pena.

Mas o ensinamento principal a ser cultivado é que devemos desenvolver valores espirituais. A verdadeira riqueza consiste em colocar Deus em primeiro lugar nas nossas vidas. Só assim as conquistas materiais terão algum sentido.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.