Como enfrentar o cancer
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

O câncer é uma doença tão temida que muitas pessoas evitam até pronunciar essa palavra. Apesar dos avanços da medicina, da eficácia dos medicamentos e das campanhas de conscientização, parece que o maior estrago que a doença produz não está no corpo, mas na mente das pessoas.

Acompanhei o drama de uma senhora que perdeu seu marido há um ano e meio e pedi que ela fizesse um relato de como enfrentou a doença desde o seu diagnóstico.

O seu relato pode servir de orientação e esclarecimento a muitas pessoas que estão ou temem estar numa situação semelhante, pois expressa os sentimentos de dúvida e expectativa gerada na família quando se descobre que um ente querido sofre desse mal:      “Quando eu e meus filhos recebemos a notícia da doença do meu marido, tivemos as mais diversas reações”:

1) Não acreditar no diagnóstico (Isto não pode ser)

2) Medo do desconhecido, medo da dor, da doença que está por vir.

3) Sentimento de euforia: Vamos conseguir! (Alimentação, oração, energia, benção etc.) mas ao mesmo tempo uma insegurança ante a possibilidade de que tudo isso pode ser em vão.

4) Sentimento de proteção (Fica-se alerta para poupar qualquer palavra ou gesto que possa entristecer o doente.

5) Conflito entre comunicar ou não a outras pessoas sobre a doença.

6) Ter que rir forçado, quando a vontade é de chorar.

7) Lidar com o sentimento de culpa por achar que poderíamos ter feito alguma coisa para evitar a doença.

8) Encarar a realidade quando gostaríamos que tudo não passasse de um pesadelo.

O câncer é uma doença que atinge toda a família e a luta para tentar vence-lo causa mudanças na maneira de como nos relacionamos uns com os outros.

Essas mudanças podem ser até positivas, já que a doença faz com que nos tornamos mais solidários, criativos, comprometidos com o outro e principalmente mais unidos.

Enquanto a ciência não encontra a cura definitiva para esse mal, temos que encontrar a cura para o nosso medo de falar e ouvir sobre a doença sem provocar no outro reações negativas.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.