Para investir e preciso estar bem
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Fiz o curso de investimento em bolsa de valores promovido pelo consultor Adilson Bonvino. Para quem é iniciante como eu, esse curso foi importante, pois mostrou aos participantes que o investimento em papéis não é um mercado restrito em que só os poderosos podem ganhar. Há lugar para todos desde que se conheçam as regras e se aprenda algo muito interessante: A análise gráfica.

Adilson, tal qual um metereologista que a partir dos sinais climáticos tenta prever se haverá chuva ou sol, mostra que antes de cair ou subir, os papéis da bolsa também dão alguns sinais que podem ser lidos nos gráficos.

Todavia como psicólogo, descobri que o investidor como ser humano que é, transfere para os negócios as características emocionais que compõe a sua personalidade.

Assim, uma pessoa com personalidade passiva, insegura e que, portanto, tem dificuldades de lidar com a culpa, conseqüentemente, adotará um comportamento defensivo quando opera na bolsa e logicamente reproduzirá esse padrão psicológico quando for negociar os seus papéis.

De uma forma geral, devemos saber que uma das funções do nosso psiquismo inconsciente é justamente nos defender das ameaças externas. Mas o que é uma ameaça externa? Deveria ser um perigo real que nos coloca numa situação terrível de perigo à nossa integridade física ou psíquica.

Só que para o nosso inconsciente esse perigo não precisa existir de fato, pois o inconsciente funciona de maneira analógica isto é: dois mais dois, nem sempre é igual a quatro; pode ser cinco, seis ou qualquer coisa, basta acreditar.

Quando os mecanismos defensivos do inconsciente são acionados ocorre um bloqueio da nossa capacidade de julgar, planejar e decidir. Tudo o que queremos, então é correr e nos abrigar no ponto mais seguro possível.

É exatamente por isso que muitas pessoas permanecem anos com a vida estacionada, sem investir na carreira profissional e com medo de mudar de emprego. Por trás desse comportamento, ocorre um mecanismo de defesa do ego que tenta “proteger” o indivíduo dos “perigos” externos.

O grande problema aqui, é que as metas que traçamos seja para um investimento na bolsa, seja para um investimento na vida, são planejadas pelo consciente, nossa mente inteligente que pensa e raciocina.

Todavia, a mente inconsciente possui o poder de veto e sempre usa esse poder quando os acontecimentos externos são interpretados como ameaçadores.

Concluindo, não só os investidores nos mercados de ações, mas os investidores em geral, ou seja, todos aqueles que desejam empreender recursos financeiros ou de qualquer natureza na vida econômica, profissional, social, afetiva, etc., têm que trabalhar a mente inconsciente. Pois é ali que está a chave do sucesso ou a porta do fracasso.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.