inveja
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
1 Comentáro

Vou contar uma historinha sobre a inveja. Era uma vez um homem invejoso que vivia copiando tudo o que o seu vizinho fazia. Assim, se o vizinho pintasse a casa de azul, ele também pintava a sua. Se o vizinho comprava um carro novo, ele procurava comprar um igual. Quando não conseguia, passava a criticar e a colocar defeito nas coisas que o vizinho havia conseguido. A sua vida era uma constante preocupação em vigiar os progressos do outro para tentar fazer o mesmo.

Certo dia veio uma fada e concedeu ao homem invejoso a realização de um desejo, mas com a condição de que tudo o que lhe fosse dado, o vizinho teria em dobro. O invejoso pensou, pensou e não teve dúvidas. Pediu que a fada lhe cegasse um olho. Ela assim o fez. Ao ficar cego de um olho, perguntou, logo em seguida se o seu vizinho ficaria cego dos dois. Para a sua decepção a fada lembrou-lhe que prometera dar em dobro ao vizinho, só o que lhe fosse concedido, não o que lhe fosse tirado. Sendo assim, o vizinho continuou com seus dois olhos perfeitos, o invejoso perdeu um olho. Moral da história: A inveja cega e faz mal para quem a tem.

A inveja é um sentimento negativo, pois a idéia implícita é que o outro possui algo que queremos, mas julgamos que somos incapazes de conseguir pelos nossos esforços. Então nosso desejo passa a ser o de que o outro tenha cada vez menos, ou que perca aquilo que conseguiu.  É muito difícil admitir que se tem inveja, por isso a inveja faz parte daquilo que a Psicologia chama de sombra.

A sombra é o aspecto escuro e oculto do nosso ser, que por mais que tentemos ignorar, insiste em nos acompanhar. Quanto mais ignoramos a nossa sombra, mais tentamos projeta-la fora de nós mesmos.

A projeção é um fenômeno inconsciente que nos faz ver nos outros um montão de defeitos que na verdade está é dentro de nós. É fácil entender: Basta prestar atenção naquilo que nos incomoda nas outras pessoas, naquilo que passamos a apontar, a criticar com veemência, que nos enerva, que nos tira o sono.

Muito bem, tudo isso não passa de projeção de conteúdos inconscientes que na verdade está também em nós. O mesmo acontece com tudo o que cobiçamos, admiramos ou que nos agrada nos outros. Por isso nem sempre a projeção é negativa. Quando vemos, de maneira sincera, o bem nos outros, é por que está também em nós.

No Evangelho Jesus nos previne: “Por que reparas no cisco que está no olho do teu irmão, quando não percebes a trave que está no teu?” (Mt 7,3)

Portanto, neste ano, se quisermos realizar em nós o ser total, vamos deixar de lado a vida dos outros e cuidar da nossa própria casa antes que seja tarde.

Entre em contato!


Uma resposta para “Você tem inveja?”

  1. Ilma Soares Vieira disse:

    Gostei do texto que li. Gostaria de colocar uma outra frase: Você tem inveja ou quem é que está provocando sentimento de inveja em você?
    Pior que a inveja é quando o outro gosta de provocar com presunção e bens materiais aquilo que tem. A vaidade gosta de se vangloriar com seu falso brilho para magoar,
    humilhar para magoar.
    As pessoas vaidosas não sabem ser modestas com seus bens materiais e quer ter o prazer de provocar inveja no outro. Seu falso brilho é a inveja do outro. Tem gente que precisa provocar inveja no outro para ficar satisfeito e se sentir superior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.