Biblia e Psicologia
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Ciência e fé são incompatíveis?

Estamos no mês da bíblia, por isso creio que seja oportuno fazer uma reflexão sobre fé e Psicologia.

Uma questão importante a ser discutida é sobre a relação entre essas duas fontes de conhecimento e poderíamos começar tentando entender o que é uma e o que é outra.

A Bíblia sagrada foi escrita por pessoas que viveram entre os anos 1200 a.C. a 100 d.C., e é a revelação de Deus à humanidade. Por ela Deus revela todo o seu plano e indica os caminhos pelos quais o homem deve percorrer para chegar à salvação.

A Psicologia, por sua vez é uma ciência que estuda o comportamento humano e os seus processos mentais. Como toda ciência ela é uma concessão feita ao homem pelo seu criador. Deus quis que o homem dominasse a terra e tudo que nela existia. Para exercer esse domínio o homem teve que se servir da ciência.

A ciência, portanto, é a ferramenta concedida por Deus ao homem para que se tornasse possível a realização do seu plano. No gênesis lemos: “Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Como o homem poderia levar avante esse projeto de Deus sem o uso da ciencia? É absurdo pensar que existe incompatibilidade entre ciência e fé.

Vejamos agora a relação entre fé e as ciências da saúde e entre elas a Psicologia. Muitos acham que procurar um médico ou um psicólogo quando se sofre de algum transtorno psicológico, é pura falta de fé.

Com base nesse argumento infeliz, muitas pessoas padecem com doenças psíquicas que poderiam ser perfeitamente tratadas com a ajuda de um profissional competente.

Até mesmo as pessoas que vencidas pela necessidade, buscam tratamento clínico psicológico, quando o fazem, sentem-se culpadas e às vezes até escondem esse fato de amigos e parentes. A razão disso é o medo de serem acusadas de não ter fé em Deus.

Segundo essa visão, quem pratica os ensinamentos de Jesus, não precisa de médicos muito menos de psicólogos. É errado pensar assim.

É verdade que a fé pode curar qualquer doença, mas não podemos ter a pretensão de querer tentar manipular a Deus escolhendo a maneira como queremos ser curados.

Por outro lado, se uma pessoa busca um profissional da saúde para curar uma depressão e é bem sucedida, isso não quer dizer que Deus não agiu nessa cura.

Devemos ter em mente que existem muitas formas de Deus se manifestar na nossa vida curando as nossas doenças e não só aquela que queremos e imaginamos.

Sendo assim, um tratamento médico, uma cirurgia ou até uma psicoterapia, pode justamente, ser a ação de Deus na sua vida. Graças a Deus, podemos ter as duas coisas: a saúde e a fé ao mesmo tempo.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.