Feliz ano novo
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Nessa época do ano é comum as pessoas fazerem votos de boas festas e traçarem metas para o ano novo. Como crianças, que desejam brinquedos, nossa lista de aspirações sempre incluem: saúde, dinheiro, uma casa nova, um novo emprego, um relacionamento afetivo, etc.

Não estamos errados nisso. Devemos mesmo almejar as melhores coisas da vida, buscar sempre o sucesso e pensar alto. Os livros de auto-ajuda, aqueles do tipo “para uma vida melhor” ensinam a usar nossa mente nesse sentido, mas por outro lado incentivou muito a prática do egocentrismo.

O egocentrismo é aquele estado da pessoa especialmente interessada em si mesma, em tudo quanto lhe diga respeito. É um estado normal em uma criança até os sete anos. O egocentrismo pode levar o indivíduo ao egoísmo.

Parece que egocentrismo e egoísmo são a mesma coisa, mas na verdade egoísmo refere-se a um ego doentio de uma pessoa que só pensa em si mesma. O egoísta é simplesmente incapaz de colocar-se na situação do outro.

Devemos tomar cuidado porque os comerciais da televisão especialmente nessa época do ano tentam nos colocar como centro, seduzindo e corrompendo nossos valores, nossos ideais humanos e espirituais para que possamos pensar sempre de maneira egocêntrica e assim comprar mais e mais.

Se hoje nos deparamos com um quadro social violento, marcado pelas disputas territoriais onde facções do crime matam para ver quem fica com o poder. Se hoje nos deparamos com políticos corruptos que usam o mandato para servirem-se do bem público, é porque vivemos numa sociedade egocêntrica e o egocentrismo produz pessoas egoístas.

Então se queremos um ano novo cheio de saúde, progresso, dinheiro, alegria e paz, temos que aprender que a melhor maneira de obter tudo isso, é pensar não só em nós mesmos, mas também no outro.

Precisamos combater o egocentrismo que leva o indivíduo ao egoísmo. Precisamos saber que a melhor maneira de buscar a nossa saúde é ajudar um doente. Que a melhor maneira de progredir na vida é saber compartilhar e dividir nosso progresso com aqueles que nos ajudaram, porque sozinho, ninguém consegue nada. Sobre dinheiro devemos aprender que quem busca dinheiro como meta, nunca o terá. Sobre alegria, devemos saber que não existe alegria maior do que diminuir a tristeza de um irmão que sofre. Finalmente devemos aprender que não haverá paz em lugar algum deste mundo, enquanto houver injustiça.

Portanto, a abordagem psicológica mais eficaz para quem quer ter um ano feliz, ainda é aquela que Jesus nos ensinou, ou seja, amar o próximo como quem ama a si mesmo. As oportunidades para isso, não faltam, pois em cada esquina somos convidados a intervir como cristãos ajudando alguém.

Mais do que nunca precisamos desenvolver sentimentos positivos, como a humildade, a solidariedade e especialmente a fraternidade. Só assim seremos realmente felizes em 2011!

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.