NEW AGE: Você já ouviu Falar?
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Bem vindos ao ano 2000! Este é o último ano do milênio. No dia 1º. de Janeiro de 2001, entraremos no terceiro milênio. Esta é uma época propícia para o surgimento de seitas, filosofias,  novas crenças, tudo baseados no pressuposto de que vamos entrar na era de Aquário. Por isso, vamos desenvolver uma série de artigos daqui pra frente no sentido de ajudar o leitor a conhecer melhor este assunto que, sem dúvida, confunde a cabeça de muitas pessoas.

Se fizéssemos a pergunta acima, com certeza muitos responderiam que ainda não ouviram falar de New Age ou Nova Era. Mas, mesmo sem saber, certamente já tiveram contato com alguma idéia ou produto da New  Age. Responda: Você já acendeu  incenso, desses que se vendem em lojas de produtos esotéricos? Teve em sua casa pedras, cristais ou pirâmides para atrair energia positiva? Usou daqueles  lindos arranjos feitos  com alho ou pimenta,  que se costumam vender em lojas de decoração para captar e neutralizar os fluídos negativos?  Ouviu músicas especiais para entrar em contato com o seu “eu interior”? Praticou meditação transcendental? Acredita no poder de anjos, duendes e gnomos? Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, pode não saber exatamente o que é New Age, mas já entrou em contato com ela.

Na verdade, a  New Age é uma salada de idéias e movimentos dos mais variados possíveis surgidos a partir da década de 70. Nessa época o povo americano, vivia uma espécie de desilusão com o consumismo capitalista, com o progresso tecnológico e estava sedento de valores espirituais, de paz e de liberdade. Foi nessa época que surgiu, ou ganhou impulso o movimento hippie, o feminismo, o ecologismo, naturismo, pacifismo e outros ismos. Acredito que foi uma lei natural de compensação, ou seja, em contraposição ao modelo materialista em que predominava a razão, a New Age representava o oposto disso. Um encontro consigo mesmo, a filosofia do “paz e amor”, um mergulho dentro de si. Foi aí que o consumo de maconha e LSD cresceu pra valer, pois fornecia essa oportunidade de “viajar” sem sair do lugar. A New Age pegou uma carona nas religiões orientais, esotéricas e espiritualistas que promulgavam a saúde do corpo e do espírito. Sem essa visão histórica, fica difícil entender o que de fato significa New Age. Mas a essência desse movimento resume-se numa falsa idéia astrológica  (como já vimos no artigo que escrevi sobre horóscopo) de que estaríamos saindo da era de Peixes, conforme o zodíaco, e entrando na era de Aquário. A era de Peixes teria sido caracterizada pelo sacrifício e sofrimento, enquanto que a de Aquário seria pela fartura,  paz e liberdade, daí o nome New Age que em português significa Nova Era.

Visto por este ângulo de otimismo, a coisa parece até boa e interessante, mas as vantagens acabam aí. No bojo da Nova Era existe um propósito de eliminar as religiões Cristãs e criar uma única super religião e uma nova ordem mundial. Nega a transcendência de Deus, a distinção entre espírito e matéria, a existência do pecado, a divindade de Jesus Cristo, de Deus feito homem etc.

O movimento da Nova Era fala do retorno de Cristo tal como é anunciado no livro O retorno de Cristo da Sra. Alice Bailey, teosofista e ocultista inglesa que teria recebido as revelações de um mestre desencarnado entitulado “O tibetano”. O Deus da Nova Era, é o Deus cósmico, o Deus energia, o Deus natureza, o Deus amor, etc. Estão querendo inventar um outro Deus que se molde mais às necessidades atuais do homem moderno. Na minha opinião, querem inventar uma espécie de “Deus bom bril” que tem mil e uma utilidades e serve pra tudo.

Por essas e outras, dá para perceber que o verdadeiro cristão deve tomar cuidado e não embarcar cegamente nessa canoa pois, com certeza, irá se dar mal. Por hoje é só. Até a próxima.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.