O que é Parapsicologia?
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

A estreita relação entre Ciência e Fé

A Parapsicologia é a ciência que tem por objeto a constatação e análise dos fenômenos à primeira vista inexplicáveis, mas possivelmente resultado de faculdades humanas. Para analisar esses fenômenos a Parapsicologia se serve de todas as outras ciências, mas a que mais lhe contribui é a Psicologia. A diferença entre as duas é que enquanto a Psicologia se ocupa dos fenômenos psíquicos habituais do comportamento humano, a Parapsicologia estuda os fenômenos que estão a margem do que é habitual, chamados, muitas vezes de ocultos.

Esses fenômenos sempre aconteceram, desde que se tem notícia do homem, não importa a cultura. Na Bíblia, por exemplo, são citados vários casos que poderiam ser estudos pela Parapsicologia como possessões demoníacas, curas, incorporações espirituais, visões, aparições e até hoje, ainda despertam fascínio, interesse e medo em algumas pessoas.

Por um princípio de economia, costumamos atribuir ao além, aquilo que não conseguimos explicar. Essa tendência criou um mundo povoado por deuses, demônios, espíritos, fantasmas, duendes, anjos e tudo mais, que favorecem o surgimento de diferentes seitas. Os meios de comunicação, por sua vez, com raríssimas exceções, não têm interesse em desmistificar, já que tiram proveito explorando a crendice popular.

A Parapsicologia científica é importante, pois quando um fenômeno que antes era visto como sobrenatural, tem suas causas analisadas e compreendidas, tudo volta ao normal, acaba-se o medo e o mais importante: devolve à nossa fé o status de fé autêntica e madura, fundamentada em princípios verdadeiros e não em falsas crenças sustentadas por falsos profetas.

Por outro lado, há fenômenos que a própria ciência conclui que não foram causadas por forças deste mundo. Estou falando dos milagres. Segundo o dicionário Aurélio, milagre significa feito ou ocorrência extraordinária que não se explica pelas leis da natureza. O atestado de milagre tem que ser dado pela ciência e não pela igreja. A igreja apenas ratifica.

A maioria dos fenômenos parapsicológicos, quando não são truques são, extranormais, isto é ocorrem devido a um funcionamento extraordinário dos sentidos. Neste item se enquadram alguns fenômenos de adivinhação como a psicografia, a quiromancia, cartomancia, brincadeira do copo etc.

Há Também os fenômenos Paranormais que se caracterizam por não dependerem dos sentidos (visão, audição etc.) A Telepatia e a Precognição são exemplos desses fenômenos.

É importante saber que todos nós temos a possibilidade de, em algum dia, manifestar fenômenos paranormais, porém isso não depende da nossa vontade, pois essa função é inconsciente e ocorre ao acaso.

Resumindo, se soubéssemos a metade daquilo que a nossa mente é capaz de produzir, aprenderíamos a valorizar e a preservar mais nosso pensamento e nossa liberdade de escolha. Não se esqueçam: a mente é coisa séria.

No dia 12 de abril estarei na Escola de Educação Infantil N.S.das Dores em Gopoúva, onde darei o Seminário: “VIVÊNCIAS EM PARAPSICOLOGIA”. Lá pretendo mostrar, com experiências práticas: “do que nossa mente é capaz”. Quem estiver interessado em participar, informe-se pelo telefone 6421-6620.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.