O que é vocação?
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

No dicionário consta que a palavra vocação vem do latim “vocare” que quer dizer chamado. Mas o que é um chamado? Chamado se refere a tantas coisas.

Todos os dias somos chamados para algo. O telefone chama incessantemente exigindo uma resposta, que é atendida prontamente. O nosso relógio nos chama de manhã, a cafeteira nos chama para o café, a televisão nos chama para as notícias e assim somos chamados.

Alguém nos chama pelo nome, ou nos manda um email convidando para a próxima festa. A secretária eletrônica do nosso celular nos chama para ouvir a nova mensagem que alguém nos deixou. As propagandas lindas e coloridas chamam a nossa atenção num outdoor bem a nossa frente.

Todos somos chamados para algo ou por alguém. Mas os chamados normalmente são sentidos pelos ouvidos. Ouvimos alguém nos chamar e respondemos: Já vou. E decidimos: É agora, não posso esperar.

E assim a vida transcorre entre um chamado e outro. Existem muitos tipos de chamado, mas tem um que não chega pelos ouvidos e este, algumas pessoas conseguem ouvir, mas muito poucos conseguem entender e bem poucos conseguem responder com um SIM.

Esse chamado vem por uma voz silenciosa e só pode ser escutado pelo coração. Mas como ouvi-lo no meio de tantos outros chamados? É difícil, muito difícil.

A voz de Deus nos chama sem parar, mas para ouvi-la precisamos abafar as outras vozes e para isso é preciso coragem. Às vezes a ouvimos, mas disfarçamos: Como? Quem me chamou? Não! Acho que não é comigo, e assim continuamos, mas a voz de Deus está lá chamando. Para ouvi-la, precisamos abrir coração e responder SIM com a própria vida.

Hoje entendo que vocação é a capacidade de dizer SIM como Maria disse, sem hesitar.

Que bom saber que ainda existem pessoas capazes de renunciar a tudo para abraçar o mundo. Pessoas que, num mundo marcado pelo egoísmo, conseguem desafiar as leis instintivas do: primeiro eu, segundo eu e terceiro eu e decidem amar e servir.

Então hoje, esta coluna é para homenagear a tantos padres, freiras e missionários que abandonam tudo para seguir a Jesus e a única explicação para essa escolha, se resume numa única palavra: AMOR!

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.