Paranormalidade
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

Se você está interessado em ganhar um milhão de dólares oferecido por uma fundação americana no programa Fantástico da Rede Globo, a quem conseguir realizar um fenômeno paranormal, é bom ler este artigo.

James Randi, mágico e diretor da fundação quer provar que não existe paranormalidade e que todos os fenômenos chamados de paranormais, na verdade, não passam de truques. Será que ele está certo? Não totalmente, como veremos.

Randi está cometendo o mesmo erro que a maioria comete, ou seja: Não saber classificar os fenômenos e confundir Paranormal com Sobrenatural.

Qualquer fato ou fenômeno, verdadeiro ou falso, pode ser classificado de duas maneiras: quanto a sua causa ou quanto ao seu efeito.

Quanto a sua causa, os fenômenos podem ser Normais, Extranormais, Paranormais ou Sobrenaturais. Os Normais dispensam explicação. Se você está conseguindo ler este texto, você está usando suas faculdades normais (sentidos). Então isto seria um fenômeno normal. Mas imaginemos que as letras do texto estivessem tão pequenas e apagadas que fosse impossível compreende-las normalmente. Se você conseguisse ler assim mesmo, os seus sentidos estariam funcionando de forma extraordinária, portanto você seria um sensitivo e o fenômeno seria Extranormal. Agora vamos imaginar que este texto não estivesse aqui, mas você conseguisse captar à distância o que eu iria escrever. Isto seria um fenômeno Paranormal, pois não houve utilização dos sentidos.

Outra maneira de classificar os fenômenos seria pelo seu efeito. Nesse caso podem ser Psíquicos, Físicos ou Mistos. Os fenômenos psíquicos são os de conhecimento do passado, presente ou futuro tais como adivinhação, Precognição, Telepatia etc. Os de efeito Físico são aqueles em que a energia do Inconsciente é descarregada sobre um objeto qualquer fazendo-o se movimentar, pegar fogo, quebrar, explodir etc., enquanto que os mistos são os fenômenos de curandeirismo. Todos eles podem ser paranormais.

Só que fenômenos paranormais são inconscientes e não ocorrem quando queremos e sim naturalmente. Além do mais, quando acontecem não podem ser repetidos. Por isso, ninguém vai conseguir ganhar um milhão de dólares oferecido por Randi e ele sabe disso, do contrário não ofereceria tanto dinheiro. Nem Thomas Green Morton, o homem do , considerado o maior paranormal do Brasil, vai conseguir.

Realizar um fenômeno físico numa sala de laboratório, diante das câmeras de TV e repeti-lo várias vezes usando só poder da mente, seria um fenômeno sobrenatural.

Randi quer desmascarar charlatões que se dizem paranormais, mas fazem truques para iludir as pessoas. Nisso ele está certo. Todavia, é equívoco dizer que paranormalidade não existe.

A Paranormalidade existe tal como a chuva, isto é apesar de acontecer com muita freqüência, ainda não surgiu nem surgirá quem faça chover num determinado espaço e num determinado tempo. Isto seria um milagre e milagres como sabemos, só acontecem pela vontade de Deus.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.