Hipocrondia O medo obsessivo de estar doente
Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
0 Comentário

A hipocondria, do grego hypo- (abaixo) e chondros (cartilagem do diafragma), é um estado psíquico que se caracteriza pela crença infundada de se padecer de uma doença grave. Costuma vir associada a um medo irracional da morte, a uma obsessão com sintomas ou defeitos físicos irrelevantes, preocupação e auto-observação constante do corpo e às vezes, descrença nos diagnósticos médicos.

Um hipocondríaco passa grande parte do tempo pensando em seus sintomas, falando sobre eles e consultando especialistas. Como não considera nenhum exame convincente, ele os refaz continuamente para ter certeza de que os médicos não deixaram escapar nada. Se o temor de uma doença passa, imediatamente vem o de outra.

Por incrível que pareça, uma das razões para que aumente o número de hipocondríacos, é justamente a divulgação excessiva de informações sobre saúde que são veiculadas nos programas de rádio e TV. A princípio, isso parece ser bom, mas tem o seu lado negativo. A sociedade atual valoriza por demais os cuidados com o corpo e nos ensina a criar um estado de atenção constante com o objetivo de antecipar o aparecimento de alguma doença através da detecção dos seus sintomas.

Os mais sensíveis tendem a sentir os sintomas descritos nas informações sobre doenças ou a temer terem contraído a última patologia sobre a qual leram no jornal. Também é comum sentirem os efeitos colaterais constantes nas bulas dos medicamentos. A internet, também influencia. Para quem tem predisposição para a hipocondria, a massa de informações encontrada na rede, em vez de tranqüilizar, alimenta os pesadelos.

É preciso ter muita paciência com um hipocondríaco. De nada adianta, dizer que ele não tem nada porque na verdade, ele está sofrendo. A ansiedade acompanhada de depressão torna-se comum nesses casos e muitas vezes é necessário o uso de medicação psiquiátrica.

A psicoterapia é muito importante, pois poderá ajudar a pessoa a desviar o foco das doenças. Tudo aquilo em que damos atenção excessiva, tende a aumentar e se tornar um complexo.

O hipocondríaco tem que perceber sua própria contradição: No desejo exagerado de preservar a saúde e defender a vida, ele acaba não desfrutando dela, pois tudo que faz durante grande parte de sua existência, é procurar doenças que não existem.

Entre em contato!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.