Postado em | Escrito por: Romildo Ribeiro de Almeida
1 Comentáro

Quando você não aguenta mais o trabalho que faz

Aproxima-se o fim de ano e nessa época as pessoas apresentam sintomas de cansaço físico e mental muito parecidos com os descritos na  Síndrome de Burnout. A síndrome é uma mistura de desmotivação, sentimento de impotência e derrota, perseguição e boicote no trabalho. Além dos prejuízos para a produtividade, a doença pode produzir efeitos clínicos, deixando o portador suscetível a doenças oportunistas, taquicardia e complicações gastro intestinais.

O termo Burnout é uma composição de burn=queima e out=exterior, sugerindo assim que a pessoa com esse tipo de estresse consome-se física e emocionalmente, passando a apresentar um comportamento agressivo e irritadiço.

Essa síndrome se refere principalmente à profissões que envolvem relacionamento direto com pessoas, em especial aquelas atividades consideradas de ajuda como as praticadas por médicos, enfermeiros, professores, religiosos, atendentes públicos, comerciários, policiais, funcionários de departamentos pessoais, bombeiros, bancários, etc.

Em geral, são atividades que cuidam ou solucionam problemas de outras pessoas e geram uma cobrança acentuada por parte dessas. O indivíduo sente, então, que já não pode mais dar de si e é tomado por um esgotamento físico e psíquico.

Um dos fatores que contribui para o Burnout é a característica do emprego moderno. Em geral, os empregados são submetidos à uma rotina de cobrança excessiva por parte dos seus superiores que exigem resultados cada vez mais expressivos. Em contrapartida, as relações estão cada vez mais desumanas, considerando o indivíduo como uma máquina desprovida de sentimentos e emoções. Tudo o que se almeja é o lucro e a produtividade.

O indivíduo, por sua vez, acuado pelas necessidades de prover a família e ameaçado pelo fantasma do desemprego, já não pode reagir e se transforma numa presa fácil e indefesa desse modelo. O resultado é desastroso.

O grande desafio para o combate da doença é diagnosticá-la, uma vez que o paciente reluta em admitir que está doente, buscando causas diversas para a desmotivação e o mau humor típicos do burnout. Não combatida a tempo, a síndrome pode induzir a um colapso nervoso.

Entre em contato!


Uma resposta para “Síndrome de Burnout”

  1. antigamente eu me sentia assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.